sábado, 14 de abril de 2007

SPORTING, 4 - MARÍTIMO, 0: EXIBIÇÃO DE GALA


O Sporting puxou dos galões e goleou o Marítimo na 25ª jornada da Liga portuguesa. Liedson, Romagnoli, Moutinho e Alecsandro fizeram os golos que mantém a equipa “leonina” na luta pelo título.

Uma noite inspirada premiou o Sporting diante do Marítimo, na quinta vitória consecutiva dos “leões” no campeonato. Um golo madrugador de Liedson – o mais rápido da Liga aos 11 segundos – foi o tónico para o embate com os insulares, retirando uma boa dose de ansiedade à equipa “leonina”, que não podia perder pontos frente aos insulares, sob pena de se atrasar na corrida pelo título. Paulo Bento pediu concentração e a equipa respondeu em campo com atitude, disponibilidade e uma notável condição física. A inspiração fez o resto.

O Marítimo, que estreava o espanhol Alberto Pazos no comando técnico, ficou abalado com o início de jogo, já que na primeira jogada do desafio viu Liedson marcar o décimo golo da temporada. Os insulares tentaram reagir, mas nunca conseguiram incomodar verdadeiramente Ricardo. Nani, assumia-se como o carburador ofensivo da equipa – secundado pelas movimentações de Miguel Veloso, Moutinho e Romagnoli – e os “leões” partiram para meia hora de gala em Alvalade. Aos 17 minutos, o argentino com um remate fortíssimo, após bom desenvolvimento atacante, ampliou a vantagem, e, na primeira parte, só não foram mais, porque Marcos negou por diversas vezes o golo aos avançados do Sporting. Na segunda parte, ainda que numa toada mais lenta, o Sporting teve duas boas chances de uma assentada, com Yannick a cabecear à trave, e Romagnoli a testar, de novo, os reflexos do guarda-redes madeirense.

O Marítimo apostou na velocidade dos médios (entradas de Marcinho e Douglas), mas foi sempre o Sporting a ter sinal mais. Empolgado, o “leão” continuou a dominar e Tello, de livre directo, assustou Marcos. Paulo Bento geriu depois a equipa para o confronto da Taça (Pereirinha e Alecsandro por Romagnoli e Nani), mas, perante a avalanche ofensiva do Sporting, não foram de estranhar os golos de Moutinho e Alecsandro que afundaram por completo a “nau” madeirense.

O árbitro Jorge Sousa, do Porto, realizou uma actuação regular, sendo bem auxiliado pelos assistentes José Ramalho e Celso Pereira (anulou bem um golo a Liedson devido a fora-de-jogo).

Bwin Liga – 25ª jornada
Estádio José Alvalade, em Lisboa
Árbitro: Jorge Sousa (Porto)
Árbitros Assistentes; José Ramalho e Celso Pereira.
4º Árbitro: Hugo Miguel.
Ao intervalo: 2-0

Sporting: Ricardo; Abel, Caneira, Polga, Tello, Miguel Veloso, Moutinho, Nani (Pereirinha, 68m), Romagnoli (Alecsandro, 68m), Yannick Djaló (Farnerud, 80m) e Liedson.
Treinador: Paulo Bento.
Suplentes não utilizados: Tiago; Tonel, Miguel Garcia e Custódio.
Disciplina: Cartão amarelo para Polga (37m),
Golos: Liedson (1m), Romagnoli (17m), Moutinho (80m) e Alecsandro (87m).
Marítimo: Marcos, Zé Gomes, Alex Von Schwedler (Gregory, 48m), Milton do Ó, Evaldo, Filipe Oliveira (Marcinho, 45m), Wénio, Olberdam, Luís Olim (Douglas. 41m), Lipatin e Mbesuma.
Treinador: Alberto Pazos.
Suplentes não utilizados: Fábio; Kanu, Moukouri e Briguel.
Disciplina: Cartão amarelo para Milton do Ó (34m), Alex Von Schwedler (45m), e Olberdam (56m).